Amigos do Blog do Miguel Boente, resolvi fazer esse artigo, o mesmo é longo, por isso o dividi em duas, até mesmo três partes, e o objetivo aqui é trazer aos amigos uma reflexão profunda do que acontece com o futebol brasileiro em pleno 2025. Nesta primeira parte, vou abordar mais os assuntos referentes a seleções brasileiras, seja de base, adulto, masculino e feminino, vamos tentar entender como deixamos de ser o melhor futebol do mundo e como os outros países perderam o respeito e a admiração pela amarelinha.
Falar da decadência do nosso futebol não é difícil, o complicado mesmo seja talvez voltar no tempo e encontrar a causa maior de onde começamos a nos perder. Alguns diriam que nos 7 à 1 sofridos contra a Alemanha na Copa de 2014, outros, dizem que já antes disso o nosso futebol já caminhava há passos largos rumo a uma tragédia anunciada "a qual faço parte" eu, particularmente acho que o que aconteceu na copa de 2014 foi apenas a colheita maldita de uma plantação mal feita, mal cuidada.
Se pegarmos a Alemanha como exemplo, o país em 2002 após perder a copa do mundo pro Brasil, começou um processo de restauração do seu futebol, desde a base, e acredite, baseado no sucesso que era o futebol brasileiro e a sua seleção "isso com palavras ditas em documentário pelos próprios alemães campeões mundiais em 2014" ou seja, eles entenderam que o seu modelo de jogo, projeto de futebol até aquele momento não era suficiente para voltar a ser uma seleção forte, um campeonato forte, então se voltaram para suas raízes e fizeram um projeto de MÉDIO E LONGO PRAZO, visando voltarem a ser campeões mundiais, mas não de forma aleatória, mas sim com um trabalho sólido que viria a durar mais de uma década, começando em 2003 e sendo premiado com o título de 2014 no Brasil.
O futebol alemão que sempre foi considerado um jogo mais viril, com atletas mais fortes e menos habilidosos, com esquemas de jogo mais conservadores que visavam não dar espetáculo, mas ganhar jogos e que muitas vezes não tinha sucesso, agora os alemães inspirados no sucesso de nossa seleção "campeão mundial em 94, vice em 98 e campeã de novo em 2002" fariam um modelo de jogo e um novo perfil de atletas mudando desde a base, desde jogadores novos com 16 anos em diante, e isso aconteceu! A mentalidade mudou, o modelo de jogo mudou, deixou de ser mais passivo e conservador e passou a ser mais ativo, a seleção alemã passou a propor o jogo com atletas leves de dribles e decisões rápidas e com isso conseguiu montar uma ótima seleção.
Aí eu lhes pergunto, quais lições a derrota por 7 à 1 deixou ao futebol brasileiro? Chegamos a Copa de 2014 desorganizados, com técnico claramente ultrapassado, panelinha com jogadores pouco comprometidos com a amarelinha, sem modelo de jogo, lhes pergunto, o que mudou de 2014 pra cá? Que lições tiramos? Nosso futebol evolui enquanto organização e futebol jogado pela seleção em que? Eu lhes respondo... NÃO EVOLUÍMOS EM ABSOLUTAMENTE NADA!! PELO CONTRÁRIO, NÓS INVOLUÍMOS! E é justamente sobre essa involução que proponho levar os leitores do Blog do Miguel Boente a uma profunda reflexão.
Nossa decadência é tanta que já chegou nas categorias de base! Não formamos mais tantos talentos como em décadas passadas. Ainda formamos sim grandes jogadores, mas está cada vez mais raro ver novos talentos!
Outro dia vi uma reportagem insana da ESPN exaltando o EMPATE da seleção brasileira contra a Argentina pelo Campeonato Sulamericano Sub 20 por 1 à 1, pois semanas atrás apanhamos por 6 à 0. Eu até cheguei a comentar na matéria deles "Sério mesmo que estamos comemorando e exaltando um empate?" Pois é amigos, o poço está ficando cada vez mais fundo!
E o pior é que olhando pra frente, não vejo saída! Sabem por qual motivo? Simples, quem comanda o futebol brasileiro tá mais preocupado em fazer política do que fazer com que o nosso maior produto que é a seleção volte a ser uma referência mundial. "Sobre a CBF e a desorganização do futebol, escreverei na parte 2 desse artigo."
A seleção pode ser Hexa em 2026 ou 2030? Pode! Afinal, futebol é imprevisível e nem sempre o melhor vence "e é por isso que eu e mais umas centenas de milhões ao redor do mundo amamos esse esporte" porém, caso a seleção brasileira venha a ganhar o Hexa em 26 ou 30, podem acreditar, não vai ser fruto de trabalho e planejamento, mas sim obra do ACASO. Estamos há pouco mais de um ano da copa dos Estados Unidos, o que tem sido feito de sólido para que nossa seleção venha forte na copa? Qual o trabalho, metodologia de jogo, critério técnico para jogadores convocados? A seleção brasileira é uma verdadeira VÁRZEA! Por isso eu cravo, podemos até vencer uma copa "apesar de não acreditar nesta possibilidade" mas será fruto do acaso.
Mesmo visando 2030 não existe um plano, um projeto, um trabalho em curso visando fortalecer categorias de base nos clubes e na seleção, dar padrão de jogo. Nem um técnico a seleção tem "com todo respeito ao Dorival Jr." então amigos, o cenário é caótico e pouco propenso a um final feliz. ISSO EM TERMOS DE SELEÇÃO BRASILEIRA. SOBRE CLUBES E ORGANIZAÇÃO DO NOSSO FUTEBOL, FALO SOBRE ISSO NA PARTE 2 DESTE ARTIGO QUE IREI POSTAR AMANHÃ!
COLUNISTA: MIGUEL BOENTE
Comentários
Postar um comentário