A DECADÊNCIA E DESORGANIZAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO (PARTE 2) POR MIGUEL BOENTE


Dando sequência ao nosso artigo, nesta segunda parte, irei abordar a desorganização, o descaso e a promiscuidade da CBF "Confederação Brasileira de Futebol" e como a entidade máxima do nosso futebol que deveria zelar pelo seu patrimônio, faz justamente o oposto visando apenas interesses particulares de meia dúzia de privilegiados.

Uma das principais reclamações de clubes e torcedores "se não for a maior" é a desorganização ou descaso da CBF com o calendário do nosso futebol. Que obriga equipes competitivas "se forem bem na temporada" a chegarem a marca de 80 jogos em um ano, um absurdo sem tamanho.

E na contramão disto, clubes menores sem calendário em Agosto. Esse é o caótico cenário do futebol brasileiro, e não é de hoje, mas parece que quanto mais se reclama, mais piora!

Todos sabem identificar a causa maior dos problemas do nosso calendário, e isso divide opiniões, e justamente por dividir opiniões, a CBF tem se escorado na turma que é a favor que o problema permaneça. E que problema seria esse? Sim, se você pensou CAMPEONATOS ESTADUAIS, ponto pra você! Os campeonatos estaduais que em décadas passadas eram muito valorizados por time, torcida e mídia, ao longo dos últimos anos, principalmente nos últimos 10 anos, tem se tornado uma competição obsoleta em alguns estados do Brasil, eu diria principalmente em quatro deles... Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Porque cito esses quatro? Pois nos últimos anos, tem saído desses estados os times mais prejudicados pelo acumulo de jogos que começa logo na segunda semana de janeiro, impedindo que os clubes tenham uma pré temporada descente.

O que ocorre com isso é que clubes competitivos que nos últimos anos sempre estão brigando por títulos, sejam nacionais, internacionais, esses clubes são "punidos" por sua competitividade e desencorajados a brigar por todos os títulos. Sim, pois essa falsa cultura que não dá pra ganhar tudo se dá justamente por conta de um calendário espremido que dá espaços a campeonatos pouco competitivos, deixando os campeonatos mais competitivos com datas esmagadas, ainda mais quando pensamos que em meio a tudo isso ainda temos as datas FIFA, como neste ano, que além de ter jogos de eliminatórias de Copa do mundo ainda tem o Super Mundial de clubes em junho que irá paralisar as atividades do futebol brasileiro por 30 dias.

Se alguém me perguntar, eu não sou a favor da extinção dos campeonatos estaduais! Até porque o Brasil tem 27 federações e não se pode punir a maioria delas por conta de poucos times que acabam tendo um calendário inchado ao longo do ano. Porém, o que precisa ser repensado com urgência é uma nova adequação desses estaduais, tirar mais datas, permitir que os grandes clubes joguem só fases decisivas, a partir dos mata matas. É possível, mas a CBF não tem interesse e o motivo é simples! Quem elege o presidente da entidade são as federações, e para agradar as federações e se perpetuar no poder o presidente da CBF acaba dando ainda mais espaço aos campeonatos estaduais. Esse ano foi a prova maior disso. Os estaduais terminando em março não é uma solução, afinal, pra terminar em março eles começaram ainda mais cedo, prejudicando a pré temporada de alguns clubes, e em outros casos os principais clubes dos principais estaduais optaram por simplesmente não entrar em campo nas primeiras rodadas com seus elencos principais, o que empobreceu ainda mais os já pouco atrativos campeonatos estaduais.

A tendência é piorar. Não vejo como resolver o problema do calendário, e isso também é responsabilidade dos clubes, que por direitos de transmissão acabam assinando contratos com emissoras de TV se comprometendo a colocar seus times principais nos campeonatos.

Isso tem desdobramentos inclusive na seleção brasileira de futebol! Em que sentido? Você pode se perguntar, e eu explico! A seleção brasileira de futebol sempre foi um patrimônio do povo, muitos torcedores dos times brasileiros anos atrás aguardavam ansiosos a convocação da seleção para ver se teriam jogadores dos seus times convocados, não apenas para comemorar, mas também pra tirar sarro do colega de um time rival que não tinha jogadores na lista. Hoje em dia o polo se inverteu, os torcedores brasileiros abominam a seleção e em dia de convocação ficam rezando para que seus clubes não tenham jogadores convocados, e isso tudo se dá por culpa da CBF, afinal, é comum que em datas fifa os campeonatos não sejam paralisados por falta de datas, e a falta de datas se dá por conta dos campeonatos estaduais, uma coisa leva a outra em um efeito dominó. 

Ou seja, a CBF com atitudes egoístas de seus dirigentes causam danos permanentes ao nosso futebol, esmagam o calendário de competições e fazem com que os torcedores brasileiros tenham verdadeiro ranço da sua seleção de futebol.

Sinceramente, a única saída para tudo isso seria os clubes se unirem para formar uma liga e sair do comando da CBF deixando a cargo dela somente gerir a seleção brasileira, mas acho pouco provável que isso aconteça, pois a maioria dos clubes brasileiros tem dirigentes e torcedores egocentristas que visam seus próprios interesses de momento sem entender que é abrindo mão aqui que se ganha lá na frente.

Com tudo isso, de antemão já falo pros amigos leitores do Blog do Miguel Boente. Podem aguardar 2026, pois teremos certamente super estaduais para compensar essa diminuição de datas no presente ano. As federações não dão ponto sem nó e no fim a CBF é refém dos seus próprios interesses políticos e não está nem aí para qualidade dos jogos de suas competições nacionais, se os times terão elenco, se a seleção vai bem ou vai mal, o que importa é se perpetuar na presidência, que se dane o jogo.


MIGUEL BOENTE

Comentários