Em tempos de BBB, carnaval e outras coisas, mais uma vez as pessoas se veem com opiniões divididas em meio a polêmica do que seja o real padrão de beleza da mulher brasileira. Se por um lado existem críticos que falem mal por exemplo do corpo de Paolla Oliveira ou Gracyanne Barbosa, outros tantos defendem. E veja, estamos falando de polos totalmente opostos, enquanto Paolla tem curvas e pra muitos mesmo em forma é considerada cheinha e já teve até críticas falando de suas estrias e celulite, Gracyanne virou meme e muitos que não aprovam seu corpo a desrespeitam sem entender os motivos que a levam a tal resultado de treinos.
A verdade é que as mulheres vivem em um mundo competitivo onde uma tenta sempre superar a outra, atrair mais olhares, e por mais que muitas digam que fazem tais coisas por elas mesmas, a vaidade de ser comparada positivamente a outras mulheres é um dos combustíveis para se dedicar mais e mais em treinos pesados, dietas malucas e comportamentos até mesmo equivocados "falando clinica e psicologicamente."
E em tempos de redes sociais, principalmente de Instagram, essa obsessão parece não ter limites! A questão que quero colocar aqui é a seguinte, até onde vai o limite entre treinar para manter a saúde e chegar em um nível físico que seja atrativo para a dona do corpo e para aqueles que o apreciam?
O Instagram é uma rede social de corpos perfeitos pois muitas vezes as pessoas se utilizam de filtros para esconder algumas imperfeições, e essas imperfeições incomodam a dona da foto negativamente, pois ela quer atingir a perfeição para não mais se utilizar de filtros, e incomoda aquela mulher que ainda não chegou no nível de beleza que ela acha interessante em comparação a algumas rivais de redes sociais e elas se sentem menores por conta disso, inclusive levando as de mente mais fraca a não um quadro de determinação para melhorias, mas sim de depressão. Acredite, tem muita mulher que pira com essa situação de não ter o corpo perfeito.
Mas o ponto que quero colocar nesse artigo é o seguinte, qual o modelo ideal, qual o padrão de beleza? O imposto pela sociedade? Mulheres cada vez mais "bombadas" com excesso de músculos e barriga chapada? Parece que mulheres com curvas estão caindo em desuso, mas quem as anda menosprezando? Os homens? A mídia? Pessoas em redes sociais?
Me parece muito claro que esse tal padrão de beleza que vem criticando mulheres naturais com suas curvas e exaltando mulheres com corpos masculinizados não é um movimento orgânico, mas sim uma tentativa de alguns setores da sociedade de ditar moda, e infelizmente muitas mulheres lindas tem caído nesse discurso e literalmente involuído em beleza.
Se compararmos celebridades e anônimas de redes sociais, o antes e o agora que algumas postam, e mesmo que não postem, mas se pegarmos fotos mais antigas, é nítido que o tal novo padrão de beleza fez a cabeça de muitas mulheres que eram lindas ao natural e infelizmente por influência de terceiros hoje são quase que irreconhecíveis!
Não posso afirmar que esse é um caminho sem volta, mas creio que seja, pois se olharmos ao longo das décadas, sempre existe uma revolução no padrão de beleza das mulheres, é só comparar como era nos anos 70, 80 e 90 "que pra mim foi o auge, os anos 90, onde tivemos musas inesquecíveis como Feiticeira, Tiazinha, Carla Perez, as Sheilas do É o Tchan!" nos anos 2000 ainda se tinha um padrão de beleza aceitável, mas de uns anos pra cá a coisa desandou legal!
VERDADE ESSA QUE NAQUELA ÉPOCA "ANOS 90" EXISTIA A REVISTA PLAYBOY QUE TODO MÊS EXIBIA E SUA CAPA UMA MUSA ATRÁS DA OUTRA E O CARDÁPIO ERA VASTO! HOJE EM DIA, SE A PLAYBOY AINDA EXISTISSE, SERÁ QUE ELA TERIA MUSAS PARA FAZER UMA CAPA TODOS OS MESES? E QUANDO FALO MULHER BONITA, ESTOU FALANDO DE FAMOSAS, MULHERES QUE NAQUELA ÉPOCA MEXERAM COM O IMAGINÁRIO MASCULINO, HOJE SÃO BEM MAIS RARAS AS QUE PROVOCAM ISSO. ATÉ PELO EXCESSO DE EXPOSIÇÃO, MAS ESSE É TEMA PARA UM PRÓXIMO ARTIGO.
Ainda existem sim mulheres que treinam apenas pensando em manter a saúde e o corpo que já tem, essas mulheres entendem que já são lindas e que não precisam se "enfeiar" para se encaixar no novo padrão de beleza. Que por sinal, em minha opinião como homem existe apenas com a finalidade das mulheres perderem sua beleza natural e entrar em um caminho sem volta e muitas vezes infeliz. Enquanto outras que apenas mantém aquilo que Deus deu e se sentem bem com isso, não se deixam influenciar por terceiros, essas tem a mente sã e vivem muito bem com seus corpos e com opiniões alheias, mesmo que negativas.
Comentários
Postar um comentário